Páginas

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Treze e uma baleia

Thirteen reasons why, baleia azul e todos falando sobre isso, permaneço quieta, analiso de longe, uma distancia bem segura da hipocrisia das pessoas que insistem em compartilhar nos facebook textos falando que estão ali pra ajudar, mostrando que depressão é uma doença séria e blábláblá. Me pergunto o que falariam pra mim se eu falasse que estou mal, "deus te ama", "vai passar", "mas o que aconteceu para você ficar assim?!", esses textos podem limpar a consciência de vocês, mas não vão ajudar ninguém.
O que 13 reasons why e a baleia azul tem em comum? Ambos mostram o quão egoísta o ser humano é. Na série todos ignoram o sofrimento da Hannah e a mudança dela no decorrer do tempo, até mesmo quem assiste ignora o foco principal da série, todos querem saber de quem foi a culpa, o que o Clay fez para ela, e esquecem que ela já morreu e não importa mais quem é ou não o culpado, a série tenta abrir os olhos para as pequenas atitudes que temos em relação a outras pessoas. Nada que o concelheiro falasse no ultimo episódio iria mudar a decisão da Hannah, porque suicídio é uma construção, ninguém decide de um dia pra noite e a série mostra com perfeição todas as mudanças da Hannah para que você saiba reconhecer que uma pessoa está passando por algo ruim. Caso não tenha reparado que a quantidade de sorrisos dela diminuiu do primeiro para o ultimo episódio, que a postura dela mudou drasticamente, que os olhares não eram mais nos olhos das pessoas, assista novamente e tente tirar algo melhor da série.
No caso da baleia azul, é simplesmente o ultimo grito de desespero de alguém, 50 desafios, 50 chances que alguém dá para todos de perceber que algo está errado, 50 vezes que essas "dicas" são ignoradas e a certeza de que ninguém se importa. Todo mundo antes de chegar ao suicídio busca por ajuda, mostra que precisa disso, mas ninguém sabe olhar esses detalhes e perceber essas mudanças. As únicas pessoas capazes de perceber são quem já passou por isso, que reconhecem de longe alguém que está passando pela mesma situação, mas são pessoas que já estão ocupadas demais consigo mesmo e não conseguem ajudar de forma adequada.
A depressão e qualquer coisa que gera dor psicológica é ignorado, silenciado, ninguém sabe de fato lidar com ela e então voltamos novamente ao primeiro parágrafo com o texto de ajuda do facebook, você não é capaz de ajudar, porque se fosse, esse texto não seria necessário, quem sofre já sabe e já ouviu todas as frases clichês que você tem para falar, então se quer ajudar reconheça as pequenas mudanças, os pequenos detalhes, as pequenas dores dos dia a dia de quem está a sua volta, e se faça presente, não é necessário falar nada, nenhum concelho, a pessoa só precisa saber que existe alguém ali com ela.
Meu nome é Bruna, tenho depressão há mais de 10 anos, uma família que ignora o fato, amigos que não sabem ou fingem não saber. Há 2 dias roubaram meu celular, eu quebrei meu pé, fiquei internada e até agora nenhum amigo perguntou como eu estou, final de semana vão vir perguntar se eu vou pra festa e vão perguntar o porque eu não falei tudo que ocorreu antes e a resposta é simples: eu já pedi ajuda demais durante esses 10 anos, todos que estão a minha volta deveriam saber o quanto os fatos que aconteceram nos últimos dois dias afetam consideravelmente minha vida pois já aconteceram antes, mas todas as dicas não são o suficiente para alguém no outro dia perguntar como você está, afinal ignorância é uma benção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário